Um Bom Professor

domingo, 5 de junho de 2011

PROJETO: MEIO AMBIENTE

5 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO 
MEIO AMBIENTE

Público alvo: Educação Infantil.
Duração: 25 de maio a 11 de junho.

Justificativa: A educação Ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano dos alunos, mas como parte de suas vidas. É de suma importância a conscientização da preservação do Meio Ambiente para a nossa vida e todos os seres vivos.
Objetivo geral: Sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, identificando as situações que causam danos à ecologia como: poluição, desmatamento, queimadas extinção de animais e outros estimulando assim o interesse pela natureza.

Objetivos específicos:
• Coletar dados a respeito do ambiente em que vivemos;
• Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;
• Demonstrar que a reciclagem pode trazer inúmeros benefícios;
• Trabalhar o respeito para com a natureza e para consigo mesmo;
• Trabalhar as diversas formas de vida existentes no meio ambiente: fauna, flora, vida marinha;
• Conhecer as partes de uma planta;
• Conhecer os tipos de animais;
• Desenvolver a linguagem oral;
• Reconhecer e escrever o nome próprio;
• Trabalhar a coordenação motora ampla e fina;
• Desenvolver a percepção visual e de audição;
• Associar símbolos às quantidades correspondentes;
• Fazer comparações entre números e quantidades;
• Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram;
• Aprender e apreciar a musicalidade;
• Trabalhar e desenvolver o fazer artístico.

Conteúdo:
• Meio Ambiente;
• Planta e suas partes;


• Animais terrestres, aquáticos e aéreos;
• Seres vivos e não vivos;
• Linguagem oral;
• Organização na escrita do nome;
• Coordenação motora ampla e fina;
• Discriminação auditiva e visual;
• Seqüência numérica (1 a 5);
• Número e quantidade (1 a 5);
• Classificação e ordenação;
• Música e ritmo;
• Artes plásticas;
• Expressão gráfica.
Metodologia:
• Conversa informal sobre meio ambiente, vegetação-plantas-fotossíntese, tipos de animais, poluição ambiental, coleta de lixo, reciclagem;
• Passeio pela comunidade e visita no horto florestal;
• Traçado e pontilhado;
• Recortes, colagem, pintura;
• Fichas ilustradas;
• Confecção do livrinho – “coleta seletiva de lixo”;
• Murais – meio ambiente, plantas e suas partes, animais terrestres - aquáticos - aéreos;
• Jogos – dominó, quebra-cabeça;
• Cartaz da fotossíntese;
• Experiência do feijão e da batata doce;
• Experiência da fotossíntese: folhas verdes no álcool;
• Músicas relacionadas ao tema: “Bicho ruim”, “Dia do meio ambiente”, “Lixo no lixo”, músicas que falam de animais;
• Historinhas relacionadas ao tema: “A floresta zangada”, “A árvore triste”, “O sapo e a flor”, “Os animais do mundinho”;
• Confecção de animaizinhos com o tangram;

Culminância: Passeata de conscientização sobre a preservação do Meio Ambiente.
Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.




domingo, 1 de maio de 2011

Projeto Dia das Mães

2º Domingo de Maio


TEMA: PARABÉNS MAMÃE!!!

DURAÇÃO: 2 SEMANAS.

JUSTIFICATIVA: O tema Dia das Mães realmente é maravilhoso para se trabalhar, não há aquela criança que não fique empolgada quando fala da mamãe. Porém não podemos nos esquecer que entre nossos alunos sempre tem um ou outro que não mora com a mãe, sendo responsabilidade da avó ou da tia, ou até mesmo de outras pessoas. Cabe a nós motivarmos nossas crianças e lhes mostrar motivos para participarem do projeto.

OBJETIVO: Sensibilizar os alunos sobre a importância de comemorarmos o dia das mães.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Reconhecer a importância da figura da mãe no desenvolvimento do caráter humano;
· Proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contextos familiares;
· Proporcionar condições para que os alunos tenham um pouco de conhecimento sobre a cidade em que vivem;
· Promover e estimular a linguagem oral;
· Estabelecer e ampliar as relações sociais;
· Estimular a afetividade entre as crianças a as mães;
· Conhecer e identificar diversas profissões;
· Desenvolver atenção e a criatividade;
· Praticar a coordenação motora fina e ampla;
· Desenvolver a expressão corporal;
· Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamento, desejos e necessidades;
Desenvolver a leitura através da visualização de figuras.

CONTEÚDOS:
Data comemorativa – dia das mães, dia do trabalho;
· Motricidade fina e ampla;
· Expressões gráficas: desenho, pintura, montagem, colagem, noção de limite na folha;
· Expressão corporal;
· Historinhas;
. Criatividade, imaginação e dramatização.
. Música e ritmo;
. Socialização;

METODOLOGIA:
. Conversa informal sobre o Dia das Mães e as profissões.
· Músicas: “Bate meu coraçãozinho”, “Mãezinha do céu”,
· Confecção de cartazes: “As profissões”, “Momentos com a mamãe”; “Montagem de uma boneca que representará a mãe”;
· Construção do livrinho de receita, do cartão pra mamãe;
· Confecção do porta-jóias de garrafa pet;
· Grafismo (atividade: ligar os objetos a mamãe);
· Colagem: (recortes e colagem de figuras de revistas);
· Pintura com lápis de cor, giz de cera e tinta têmpera;
· Ensaios de músicas e teatrinho para a apresentação;
· Momento flash: uma foto para mamãe.
· Dinâmicas com as mães no dia da festa;
· Homenagem as mãe: apresentação das turmas.

CULMINÂNCIA: festas em homenagem as mães.

AVALIAÇÃO: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

Atividades: 



Lembranças:




segunda-feira, 25 de abril de 2011

Projeto Profissões

1º de Maio

Projeto quanta profissão legal!


Objetivos:
● Desenvolver conhecimentos sobre a vida social.
● Buscar informações em fontes variadas.

Tempo estimado:
1 semana

Conteúdos:
●  Conhecimento sobre profissões e suas características, curiosidades e importância na sociedade.
●  Planejamento de entrevistas.
●  Utilização de linguagem oral.
● Escrita.

Materiais necessários:
Baú com instrumentos usados em diversas ocupações; livros, jornais e revistas para pesquisa; sucata para a confecção dos uniformes; e placas de cartolina com o nome das profissões.

Organização da sala:
Em roda nos momentos de leitura.

Desenvolvimento:

● 1ª ETAPA

Faça uma roda de conversa e pergunte sobre os ofícios que a garotada conhece. Elabore um cartaz com uma lista dos citados, deixando espaço para complementar as informações ao longo do projeto. Em outra aula, apresente à turma o baú, tire os objetos de dentro dele e deixe que as crianças os relacionem com as ocupações listadas anteriormente. Em outro momento, mostre uma placa com a palavra fotógrafo, por exemplo, peça que todos tentem lê-la e desafie-os a buscar no acervo a ferramenta que ele usa para exercer a atividade.

● 2ª ETAPA

Ajude a turma a elaborar um questionário para ser aplicado aos familiares sobre o que fazem e os detalhes de cada atividade. Reserve três ou quatro encontros para pesquisa em contos de fadas, jornais, revistas e obras de arte (Cândido Portinari e Tarsila do Amaral pintaram diversos trabalhadores rurais e urbanos), para identificar as ocupações que aparecem nessas produções. Organize um painel de registro com textos coletivos.

● 3ª ETAPA

Comece a preparar o desfile. Todos devem observar as imagens disponíveis no material pesquisado e fazer desenhos de observação. Eles servirão de referência na hora de confeccionar as roupas. Convide os pais para participar de oficinas de fantasia. Dias antes da apresentação, proponha a elaboração de uma explicação para cada atividade.

Culminância:

● Desfile de uniformes

Convide os familiares e outras turmas para o evento. Você mesmo pode ser o apresentador, descrevendo as roupas e lendo o texto sobre a ocupação e a importância dela para a sociedade.

Avaliação:
No faz-de-conta observe se as crianças enriqueceram o jogo simbólico e utilizaram o conhecimento adquirido.



Atividades: 

 

Cartazes:


Lembranças:
moldes:




domingo, 24 de abril de 2011

Projeto Páscoa

24 de Abril

EDUCAÇÃO INFANTIL

ÁREA: Natureza e sociedade
TEMPO: 2 semanas

1 - APRESENTAÇÃO:
O presente projeto, pretende através da realização de uma série de atividades, colocar as crianças em contato, com uma das tradições brasileira, que é a Páscoa, mostrando o verdadeiro significado, sentido espiritual e não o comercial.

2 - JUSTIFICATIVA:
Proporcionar as crianças o entendimento (o vivenciar) o significado da Páscoa.

3 - PRODUÇÃO FINAL:
• EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DAS TURMAS.
• MOVIMENTO SOCIAL (APRESENTAÇÃO DAS TURMAS)

4 - OBJETIVOS TERMINAIS:
• Entender o significado da Páscoa;
• Diferenciar o sentido espiritual do comercial;
• Propor as boas ações, a solidariedade.

5 – CONTEÚDOS

1. Conceituais:
§ Conhecer a origem da Páscoa.
§ Perceber que é muito bom realizar boas ações, e que isto nos faz sermos pessoas melhores.

2. Procedimentais:
§ Dramatização;
§ Confecção de bombons (trabalhar a receita);
§ Memorização de quadrinhas, coro falado, etc.
§ Cantar músicas referentes ao tema;
§ Elaborar textos referentes ao tema;
§ Pesquisas;
§ Sucatas;
§ Confecção de cartazes;
§ Recorte e colagem;
§ dobraduras

3. Atitudinais:
§ Participação nas atividades propostas;
§ Crítico diante do comércio que envolve a Páscoa;
§ Conscientização da importância do significado da Páscoa em nossa vida.
§ Adquirir o ato das boas ações de forma espontânea e rotineira.

6 - ETAPAS PREVISTAS:

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
§ Levantamento do conhecimento da criança sobre o tema:
§ Produção de Textos coletivos;
§ Conversas informais;
§ Leitura de quadrinhas, poesias;
§ Escrita espontânea;
§ Leitura de história sobre o tema;
§ Coro-falado.

MATEMÁTICA:
§ Cores;
§ Estatísticas;
§ Problemas;
§ Correspondência.

ARTES VISUAIS
• Modelagem
• Desenho e pintura
• Molde vazado
• Recorte e colagem
• Dobradura

MÚSICA:
§ Roda cantada
§ Música referente ao tema
§ Banda

MOVIMENTO:
• Dança;
• Pequenos jogos;

CULMINÂNCIA:

Apresentações de Páscoa: Símbolos da Páscoa; O verdadeiro significado da Páscoa; Musicais: Coelhinho da Páscoa, O coelho...


Atividades: 





 
 Lembranças