Um Bom Professor

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Projeto Profissões

1º de Maio

Projeto quanta profissão legal!


Objetivos:
● Desenvolver conhecimentos sobre a vida social.
● Buscar informações em fontes variadas.

Tempo estimado:
1 semana

Conteúdos:
●  Conhecimento sobre profissões e suas características, curiosidades e importância na sociedade.
●  Planejamento de entrevistas.
●  Utilização de linguagem oral.
● Escrita.

Materiais necessários:
Baú com instrumentos usados em diversas ocupações; livros, jornais e revistas para pesquisa; sucata para a confecção dos uniformes; e placas de cartolina com o nome das profissões.

Organização da sala:
Em roda nos momentos de leitura.

Desenvolvimento:

● 1ª ETAPA

Faça uma roda de conversa e pergunte sobre os ofícios que a garotada conhece. Elabore um cartaz com uma lista dos citados, deixando espaço para complementar as informações ao longo do projeto. Em outra aula, apresente à turma o baú, tire os objetos de dentro dele e deixe que as crianças os relacionem com as ocupações listadas anteriormente. Em outro momento, mostre uma placa com a palavra fotógrafo, por exemplo, peça que todos tentem lê-la e desafie-os a buscar no acervo a ferramenta que ele usa para exercer a atividade.

● 2ª ETAPA

Ajude a turma a elaborar um questionário para ser aplicado aos familiares sobre o que fazem e os detalhes de cada atividade. Reserve três ou quatro encontros para pesquisa em contos de fadas, jornais, revistas e obras de arte (Cândido Portinari e Tarsila do Amaral pintaram diversos trabalhadores rurais e urbanos), para identificar as ocupações que aparecem nessas produções. Organize um painel de registro com textos coletivos.

● 3ª ETAPA

Comece a preparar o desfile. Todos devem observar as imagens disponíveis no material pesquisado e fazer desenhos de observação. Eles servirão de referência na hora de confeccionar as roupas. Convide os pais para participar de oficinas de fantasia. Dias antes da apresentação, proponha a elaboração de uma explicação para cada atividade.

Culminância:

● Desfile de uniformes

Convide os familiares e outras turmas para o evento. Você mesmo pode ser o apresentador, descrevendo as roupas e lendo o texto sobre a ocupação e a importância dela para a sociedade.

Avaliação:
No faz-de-conta observe se as crianças enriqueceram o jogo simbólico e utilizaram o conhecimento adquirido.



Atividades: 

 

Cartazes:


Lembranças:
moldes:




Nenhum comentário:

Postar um comentário