Objetivos:
- Conhecer o espaço físico da escola, suas dependências e funcionários;
- Participar de atividades lúdicas de conhecimento dos espaços e pessoas;
- Compartilhar os momentos vividos durante as férias com os amigos e professores;
- Expressar-se sobre o que gostaria que fosse diferente neste ano letivo;
- Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
- Despertar o gosto pela escola e pela freqüência às aulas;
- Ter ciência dos novos horários, projetos, festas e calendário para o novo
- Refletir sobre a importância de ser responsável e ter compromisso,
- Traçar objetivos de estudo e conhecer a importância de separar
- Conhecer os direitos e deveres de alunos, professores e demais
Segunda-feira:
- Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.
-Seguindo horário estabelecido, cada professor deve levar sua turma a passear
pela escola, com o fim de conhecerem as dependências e tirarem dúvidas.
-Há alunos antigos que já a conhecem, mas há os alunos novos, que ainda
precisarão se adaptar. Portanto, este momento é fundamental.
- Conhecendo a Sala de aula, a professora e os colegas.
pela escola, com o fim de conhecerem as dependências e tirarem dúvidas.
-Há alunos antigos que já a conhecem, mas há os alunos novos, que ainda
precisarão se adaptar. Portanto, este momento é fundamental.
- Conhecendo a Sala de aula, a professora e os colegas.
Sugestões:
- Confecção do crachá de identificação dos alunos, para as classes de Alfabetização;
- Confecção do crachá de identificação dos alunos, para as classes de Alfabetização;
-Confecção do mural de direitos e deveres;
-Redação sobre as férias, ilustração sobre as férias ou, inovando, criar um gibi das
férias, com quadrinhos e balões ilustrados que representem o que o aluno fez nas férias;
férias, com quadrinhos e balões ilustrados que representem o que o aluno fez nas férias;
-Avaliando o ano que se passou: como você foi enquanto aluno, no ano anterior?
Que mudanças gostaria de realizar para o ano que se inicia?
O que acha que precisa mudar?
Que mudanças gostaria de realizar para o ano que se inicia?
O que acha que precisa mudar?
-Dinâmicas de grupo para socialização, entrosamento etc.
-Apresentação dos horários para o ano que se inicia, calendário de festas, projetos,
reuniões, requisitos para provas, uniformes etc.
reuniões, requisitos para provas, uniformes etc.
Atividades diversificadas:
Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira;
Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca, construção
da primeira página do caderno de comunicados, recebimento de materiais com
anotações, música com interpretação (esse ano quero paz no meu coração...
Quero um amor maior, amor maior que eu... etc).
Confecção de mural volta às aulas, enfeitar a sala de aula para o novo ano letivo, etc.
Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca, construção
da primeira página do caderno de comunicados, recebimento de materiais com
anotações, música com interpretação (esse ano quero paz no meu coração...
Quero um amor maior, amor maior que eu... etc).
Confecção de mural volta às aulas, enfeitar a sala de aula para o novo ano letivo, etc.
-Obs: O professor pode iniciar tarefas de sondagem da turma, como: escrita do nome,
criar um texto a partir de gravura, criar frases, ditado de letras, letras móveis para montar
palavras, etc.
criar um texto a partir de gravura, criar frases, ditado de letras, letras móveis para montar
palavras, etc.
- Aprendendo as músicas da rotina.
- Avaliação do dia e preparação para a saída.
- Avaliação do dia e preparação para a saída.
- As classes de Ed. infantil levarão para casa as lembrancinhas confeccionadas pelo
professor (pode ser confeccionada junto com a turma neste primeiro dia) pode ser
uma viseira, um lápis-lembrança, marcador de livros, porta-lápis, gravata etc.
professor (pode ser confeccionada junto com a turma neste primeiro dia) pode ser
uma viseira, um lápis-lembrança, marcador de livros, porta-lápis, gravata etc.
Terça-feira:
- Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.
- Conhecendo a escola: o banheiro, o refeitório e a direção.
-Organização dos cadernos para o novo ano! Vamos colar a capa de cada caderno?
Ilustrar, colorir, etc.
-Iniciando a sondagem de matemática através de cálculos concretos utilizando objetos
e posteriores anotações. Para as turmas de maior faixa etária, iniciar com cálculos e
situações problemáticas.
e posteriores anotações. Para as turmas de maior faixa etária, iniciar com cálculos e
situações problemáticas.
-Música do dia, dinâmica de grupo, jogos lúdicos;
- Avaliação do dia e preparação para a saída
Quarta-feira:
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo; Calendário;
Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia
- Brincadeira do chapéu para fixação do nome dos alunos.
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo; Calendário;
Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia
- Brincadeira do chapéu para fixação do nome dos alunos.
- A partir de uma escala, todas as turmas assistirão a um vídeo e posteriormente farão
ilustração ou redação sobre o mesmo. Sugestão: Tapete vermelho
( Um pai do interior sonha em levar seu filho ao cinema e para realizar o sonho, passará
por muitas aventuras. Pode ser desenho animado dependendo da faixa etária)
- Conversa sobre a escola, suas dependências e funções.
- Conhecendo a escola: o pátio, o parquinho e a sala de jogos.
- Roda de Leitura: A Turma na Escola.
ilustração ou redação sobre o mesmo. Sugestão: Tapete vermelho
( Um pai do interior sonha em levar seu filho ao cinema e para realizar o sonho, passará
por muitas aventuras. Pode ser desenho animado dependendo da faixa etária)
- Conversa sobre a escola, suas dependências e funções.
- Conhecendo a escola: o pátio, o parquinho e a sala de jogos.
- Roda de Leitura: A Turma na Escola.
- Continuação da sondagem inicial com anotações para avaliação da turma;
_Confeccionando o mural de volta as aulas;
- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe;
Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos;
Casinha da boneca.
- Avaliação do dia e preparação para a saída.
Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos;
Casinha da boneca.
- Avaliação do dia e preparação para a saída.
Quinta-feira:
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo; Calendário;
Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia.
- Roda de Leitura: A Escola do Marcelo.
- Visita às dependências da Escola.
- Exposição dos materiais criados sobre volta às aulas, inclusive os gibis, que ficarão expostos;
-Dinâmicas, jogos, atividades de revisão, sondagem, fixação;
- Conversa sobre a visita à Escola, sobre os funcionários ...
- Música: A minha escola
- Atividades diversificadas: Desenho da Escola com giz de cera; Modelagem; Jogos de encaixe;
Construção com blocos de madeira...
- Avaliação do dia e preparação para a saída.
Sexta-feira:
- Música: A minha escola
- Atividades diversificadas: Desenho da Escola com giz de cera; Modelagem; Jogos de encaixe;
Construção com blocos de madeira...
- Avaliação do dia e preparação para a saída.
Sexta-feira:
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo; Calendário;
Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia.
- Roda de Leitura: Poesia Minha Escola.
- Trabalhando a palavra ESCOLA (identificação e letra inicial).
- Trabalhando as letras do alfabeto;
- Confeccionando cartazes do alfabeto para a sala;
- Criando textos;
- Início das atividades de Para Casa;
- Pintura com giz de cera no relevo da Escola e colagem das janelas.
- Música: A minha escola
- Atividades diversificadas: Desenho da Escola com giz de cera; Modelagem; Jogos de encaixe;
Construção com blocos de madeira...
- Música: A minha escola
- Atividades diversificadas: Desenho da Escola com giz de cera; Modelagem; Jogos de encaixe;
Construção com blocos de madeira...
Nenhum comentário:
Postar um comentário